5 motivos para não parar de desenhar

Quando crianças, todos desenhamos. Nós desenvolvemos histórias, contextos e alguns até mesmo criam novos personagens. Você sabe por que a maior parte das pessoas segue a tendência de parar de desenhar?

A prática de desenhar faz parte do desenvolvimento infantil, tão antiga na História humana quanto a escrita. O que se sabe hoje é que com a chegada da puberdade chegam junto as comparações, e justamente por esse fator os pequenos criativos acabam por parar de desenhar.

Desenhar torna-se um fator não mais de expressão pessoal e espontâneo. Queremos a todo momento ver como o outro realiza seus processos, se o desenho do outro é “mais bonito”, segue traços considerados melhores, se possui sombra, cor, textura. É aí que surge a frustração.

A partir desse momento, aqueles que desejam continuar desenhando e querem melhorar suas habilidades mesmo entre tantas inibições e julgamentos precisam encontrar motivos reais para não parar de desenhar:

1. Ter um objetivo

É difícil se manter focado(a) e ativo(a) se não temos metas e objetivos. A motivação rapidamente vai embora. Você não pode parar de desenhar se esse for um fator determinante para algum projeto. Quer estudar numa escola de arte? Só você pode definir seu futuro e o que o desenho representa na sua vida.

2. Quero apenas desenhar

E se ao invés de ter um objetivo claro em mente no futuro que utilizará suas habilidades de desenho, você levar apenas como um hobby?

Hoje há diversos estudos e terapias que mostram como desenhar impacta a saúde mental e o dia a dia de pessoas que frequentemente realizam trabalhos sem pressão, apenas porque gostam.

Os benefícios são muitos, e com certeza é um dos motivos que você pode levar em conta para não parar de desenhar.

3. Fazer da arte uma profissão

Você já foi a um museu? Ou então tem ou viu alguém com tatuagem? Usa uma camiseta estampada? Está lendo nosso blog pelo celular?

Todas essas situações envolvem a arte e o desenho de alguém.

Um dos grandes motivos para muitas pessoas não pararem de desenhar são objetivos profissionais.

Graças a internet e os grandes canais de mídia é possível trabalhar somente com o desenho. Além disso, você mesmo(a) pode expor seu trabalho sem precisar de outras pessoas e gratuitamente, como no Instagram e Facebook.

Você pode se especializar em alguma área, como trabalhar como tatuador(a), criar estampas para marcas famosas, construir marcas com o design e muito mais!

4. Compartilhar seu mundo

Você também pode se motivar a não parar de desenhar se desejar compartilhar um pouco do seu mundo com outras pessoas através do desenho.

Desde a Pré-História o desenho foi desenvolvido através das paredes das cavernas, carvão e pigmentos como terra e sangue. Os antigos acreditavam contar histórias e dominar a natureza através desses registros.

Hoje, é possível fazer o mesmo com nossas ferramentas atuais, como lápis, papel, tinta, canetas, telas e uma infinidade de materiais!

Você não precisa ser um Michelangelo, nem saber de tudo perfeitamente para experimentar. Voltar a ser criança e descobrir mais e mais sobre a arte pelo prazer de conhecer é um grande motivo para não parar de desenhar.

5. Mudar seu dia a dia

E se além de registrar seu mundo, você pudesse mudá-lo? Isso é possível com a arte de desenhar!

Sua rotina pode ser completamente diferente se você incorporar o desenho.

Tudo ao nosso redor envolve técnicas gráficas, isto é, tudo tem forma física e características específicas de cada coisa. Um dos sentidos que mais utilizamos é a visão!

É justamente por isso que tudo torna-se mais fácil de compreender se desenvolvemos melhores práticas. Já ouviu alguém dizendo “entendeu ou quer que eu desenhe?”

O desenho é a forma mais fácil de transmitir ideias, e não importa o idioma de quem vê!

O desenho é universal e com ele suas possibilidades são INFINITAS!


Gostou do nosso texto? Que outra dica você daria para alguém não parar de desenhar?

Scroll to Top